Notícias da RBS

A Notícia publica edição comemorativa dos 163 anos de Joinville

7/3/2014

Jornal encarta neste fim de semana (8 e 9) um suplemento em homenagem às mulheres, uma edição especial do caderno AnexoIdeias e o serviço completo com toda a programação do aniversário da cidade

 

elasfazemjvilleO jornal A Notícia apresenta aos leitores neste fim de semana (8 e 9) uma edição especial em comemoração aos 163 anos de Joinville. A publicação contará com um caderno especial de aniversário, uma versão ampliada do AnexoIdeias, e um guia da programação completa das celebrações na cidade. O conteúdo pode ser conferido também no AN.com.br.

O caderno especial Elas Fazem Joinville vai marcar o aniversário e o dia dedicado internacionalmente às mulheres. As histórias simbolizam os perfis femininos que contribuem para a construção diária de Joinville. Para ilustrar a capa da edição, a artista de Joinville, Adri Volpi, foi convidada para criar uma peça exclusiva em homenagem às mulheres joinvilenses.

No caderno AnexoIdeias deste fim de semana, o AN fará o leitor voltar no tempo. Mais especificamente, nos primeiros anos de nossos imigrantes na antiga Colônia Dona Francisca, de 1850 a 1856. Carta aos Futuros Joinvilenses apresenta um projeto gráfico diferenciado, pesquisa e texto da editora Genara Rigotti e apoio do historiador Dilney Cunha. A ideia foi reconstituir, em primeira pessoa, como um personagem fictício, relatos curiosos e fatos verídicos da época.

O projeto gráfico, criado pela designer Jacqueline Tkac, foi pensado utilizando o recurso de textura de jornais do período. Até as letras foram recriadas no estilo gótico, referente à época. As reproduções que ilustram o caderno são desenhos de Theodor Rodowicz, imigrante que esteve em Joinville nos primeiros anos da então colônia e relatou suas experiências na obra A Colônia Dona Francisca no Sul do Brasil, de 1853.

Para completar essa edição especial de fim de semana, A Notícia traz ao leitor um guia com a programação completa do aniversário de Joinville no sábado e no domingo. Além de celebrar o que Joinville tem de melhor, o jornal também reflete sobre as situações emergenciais em que a cidade precisa avançar.

Fonte: Núcleo RBS de Divulgação